Teófilo Otoni rock’s, baby…

Teófilo Otoni é a Capital Mundial das Pedras Preciosas.

feira pedras teofilo otoni

Teofilo Otoni AR Essencial

praça tiradentes ar essencial

Você pode não saber disso, mas todo mundo que trabalha com o comércio de pedras já esteve por aqui.  Da H.Stern a AR Essencial, toda marca de joias tem lapidação por aqui. Tudo isso pq aqui , o número de lapidações é enorme. São mais de 2 mil lapidações espalhadas por toda a cidade.

A história de Teófilo Otoni com as pedras já é bem antiga. As cidades vizinhas produziam bastante pedras em lavras, mas muitas dessas cidades são fora de mão, ou tinham uma infraestrutura muito precária, e toda essa mercadoria era trazida para ser negociada aqui, em Teófilo Otoni, que ficava bem no meio dessa muvuca toda.

feira pedra t otoni

E essa negociação sempre aconteceu ali na praça Tiradentes mesmo.

maxi anel pedras

anel esmeralda e pedra vermelha

A época de ouro do comércio de pedras na Praça Tiradentes foi na década de 80, quando foi criada a Primeira Feira Internacional de Pedras Preciosas, a FIPP. Nessa feira circularam marcas importantes como H.Stern, Amsterdam Sauer , Carl H. Ziemer entre outros… e as gemas predominavam nos stands. Esmeraldas, águas marinhas, turmalinas de todas as cores e tons…

praça tiradentes turmalina rosa

Mas se engana quem pensa que é tudo bagunçado… Na praça Tiradentes as bancas são credenciadas ao Sindicado dos Garimpeiros. Ao todo, são 25 bancas cadastradas e um enorme número de “cambalacheiros”, assim são chamados os corretores de pedras.

Belmiro na praça

Belmiro AR Essencial

A quantidade de cambalacheiros que circulam pela praça com seus envelopes abarrotados de pedras com todas as cores e lapidações é bem grande. Oportunidade de ótimos negócios.

cambalacheiros

cambalacheiros ar essencial 1

corretores de pedras ar essencial

gua marinha teofilo otoni

aguas marinhas teofilo otoni

Os maiores negócios ainda são fechados nos escritórios, longe dos olhares curiosos de quem passa… mas ainda assim há muito o que se ver na praça ! Diariamente encontram-se bancas e corretores com uma diversidade de pedras brutas, lapidadas, esculpidas, ali, ao alcance de quem queira olhar. Além disso, também é fácil encontrar quadros, árvores e bichos de pedras, tudo para decoração.

acessorios ar essencial

Para nós que trabalhamos com pedra, é ponto de parada obrigatório, pois não só ficamos sabendo do que está disponível na praça, como também ficamos sabendo das “fofocas” do mercado de pedras, como qual lavra (garimpo) está produzindo, quem está vendendo o que e a qual preço…

ar essencial teofilo otoni

Em volta da praça, as lojas ostentam druzas enormes, além de gigantescas e variadas estátuas de esmeraldas… e a feira permanente coberta, que fica entre a praça e a Caixa Econômica Federal completa o passeio obrigatório do circuito das pedras na praça Tiradentes. Além da beleza das pedras, o antigo Casarão da Câmara Municipal serve de fundo para esse cenário. Árvores centenárias completam a paisagem e dão um ar bucólico, além de manter a praça fresca e servir de habitat para as preguiças e maritacas, naturais da cidade.

Venha conhecer Teófilo Otoni e aproveite pra conhecer essa praça única e cheia de cores!

ar essencial praça

Todos os acessórios deste post vc encontra em nossa loja virtual, é só clicar abaixo =)

ir para a loja virtual

Fotos : Bruno Cambuí

Make/Hair : Jhoe Nicolletti

Um pensamento sobre “Teófilo Otoni rock’s, baby…

  1. Pingback: Um ano de mudanças essenciais… | AR Essencial ...

Deixe um comentário