Turmalina da Paraíba…. Africana????

A notícia foi dada pelo G1 , dia 11 /06/ 2012 , segunda-feira, pela afiliada da Globo na Paraíba, TV Cabo Branco.

“Mineradores da PB acham turmalina de 800g em antigas escavações “

“Trabalhadores de uma mina da cidade de Piauí, no Curimataú paraibano, encontraram uma turmalina escondida em antigas escavações da região. A pedra preciosa tem mais de 800g.

E o achado foi valioso: a turmanina foi vendida por quase R$ 1,5 milhão a empresários de Minas Gerais.”

A notícia foi bem básica , e é lógico que no mesmo dia, já virou burburinho no curso que faço, de Gemas e Jóias .

O frisson todo aconteceu pq em nossa sala, a maior parte dos alunos já trabalha no mercado de pedras.  São lapidários, ourives, pedristas… uma turma de feras que resolveu se especializar mais. E quando essa notícia se espalhou, todo mundo ficou curioso…

Afinal, Turmalinas da Paraíba são pedras que já estão quase desaparecendo, e é super difícil encontrar um bruto de 10 gramas… imagine encontrar uma pedra de 800 gramas??!?

Todo mundo correu pra saber tudo sobre a tal pedra… Na praça de Teófilo Otoni, por dias só se falou sobre isso. Afinal, num mercado de pedra, aonde muita gente tem cliente comprador para Turmalinas da Paraíba ( inclusive eu) , mas não se encontram mais pedras de tamanho nenhum.. o interesse pelo assunto foi geral!

E afinal, o grande auê formado foi que a tal turmalina, não é da Paraíba e sim , Africana.

Vários são os detalhes que fazem esse boato ter lógica:

* A Cor da Turmalina Africana e da Turmalina da Paraíba são parecidas, porém a Turmalina Africana não tem a “fluorescência” da prima paraibana. A Turmalina da Paraíba tem um tom mais vivo, acesso, e as Africanas são mais azuis ( ou como dizem as más línguas, são “aguadas” rsrsrs). E realmente, a Turmalina da reportagem é bem azul.

* O tamanho.  O tamanho dessa pedra não é comum nas Turmalinas da Paraíba, mas em compensação, é mais possível nas Turmalinas Africanas.

* O tipo de formação tb é comum das Turmalinas Africanas… um canudo grande, largo. Aqui as pedras são beeem menores. Encontrar uma Turmalina da Paraíba de 10 quilates, hj em dia, é dificílimo!

*O valor é muito baixo para uma turmalina da Paraíba, principalmente considerando o tamanho da pedra, pois quanto maior mais rara, por consequência mais cara.

* E enfim.. a forma como foi encontrada. Na verdade ela não foi encontrada incrustada em terras brasileiras e sim, entocada em terras brasileiras… (foi encontrada numa mina abandonada).

Mas agora, tudo isso já virou história, afinal, a pedra já foi vendida, provavelmente já se transformou num lote de turmalinas lapidadas. No mais, sorte de quem achou, e sorte maior ainda de quem comprou… esse sim, fez um ótimo negócio.

Como dizem… A Felicidade é Azul ! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s