Como é feito ? … Anéis inteiros em pedras !

Muita gente acha que existe uma máquina de fazer anéis, aonde colocam o bruto de um lado e retiram o anel pronto do outro lado..  ( seria um luxo mesmo! ), mas na realidade, o processo é inteiramente manual e delicado.

Existem os modelos que seguem a forma da pedra, aproveitando o máximo de corpo e forma natural. São, em sua grande maioria, pedras brutas com druzas, piritas ou canudos em geral… ou seja, as pedras que possuem uma formação bruta diferenciada.

Nesse caso, são peças únicas, impossíveis de serem reproduzidas novamente, pois cada pedra possui uma formação natural única.

Transformar essas pedras em anéis é uma forma de valorizar essas pequenas obras de arte naturais. Poder carregar essas obras de arte em suas mãos!!

É um luxo ter um anel único, exclusivo, que ninguém no mundo terá outro igual!! Essa é a delícia de ter um anel inteiro em pedra bruta… Possuir uma joia natural e acessível, uma peça de coleção.

Agora, quer saber como é feito um anel inteiro em pedra de coleção? Então conheça o passo a passo do processo que fazemos..

O primeiro passo é escolher a pedra ideal. Ela precisa ter “corpo” para receber o furo do aro. Aqui, escolhemos uma ágata com druza de ametista.

Serramos e pré-formamos a peça , preparando-a para receber o furo.
O furo é a etapa mais delicada do processo, pois pode estourar a pedra se não for bem feito. Se ficar torto, também perdemos a peça.

O lugar do furo fica num nível abaixo, bem marcado, para que não interfira na formação da druza de ametista.

Após furada e pré formada, procuramos aproveitar o máximo do corpo da pedra… nessa caso, serão retiradas apenas as bordas da druza, que estão quebradinhas..

Na serra, vamos continuando a formar, retirando os excessos e dando a forma desejada.

Prontos para receberem o acabamento na parte superior.

Diferença entre um anel já pronto e o outro, já em fase final, formado na serra grossa.

Após o polimento , feito em rebolo de feltro com tripoli e pó diamantado, o efeito final é liso e com brilho.

Anel Bowl Ametista, inteiro em ágata com druza de ametista bem roxa… brilho intenso, peça incrível!!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Como é feito ? … Anéis inteiros em pedras !

  1. Olá, pretendo fazer um anel de Obsidiana, por inteiro, sabem se é possível, não sou joalheiro nem nada… será que com um micro retifica, furadeira de bancada e um esmeril eu consigo? Se puderem entrar em contato por e-mail para mantermos contato, grato desde já!

    Curtir

    • Olá, meu nome é Renato, sou eu que faço as peças, a princípio vc não conseguiria, o “esmeril” q fala, imagino ser um motor com um eixo central com um rebolo de carbureto de silício acoplado a ponta desse eixo, o rebolo serve pra dar forma, mas tem q ser um rebolo (esmeril) adequado, além do rebolo vai precisar de uma serra diamantada para serrar o bloco de obsidiana, preparando-o para fazer o furo central na furadeira de bancada, que tb precisa de broca especial, diamantada e vazada para resfriamento, e tudo isso é feito sempre dentro d’água para que a pedra não estoure com o calor.
      Olha esse post, dá pra ter uma ideia do que precisa https://aressencial.wordpress.com/2013/06/24/como-e-feito-um-maxi-anel-essencial-passo-a-passo/

      Curtir

  2. Boa tarde!
    Li no comentário acima que vc faz as peças. Tem algum site para fazer encomenda?
    Estou procurando um lugar para fazer dois aneis.

    Curtir

  3. ola, gostaria de saber com qual materia consigo furar piritas e ametistas brutas ? estou fzd umas coisas com armaçâo.. pois nao sei oq fazer

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s