Louca de Pedra

por Michelle de Oliveira Freitas

Nascida e criada entre as pedras, essa é a primeira informação que temos a respeito da fotógrafa Ana Ziemer em seu primeiro ensaio autoral apresentado no Beco das Cultura que vem à público pela primeira vez.

Para tal ensaio tomo a liberdade de rascunhar algo sobre essa proposta que me cativou desde o início. Tanto por sua contemporaneidade, quanto pelo lado plástico, curioso e imaginativo dessa socióloga fascinada pelo universo das pedras, do plástico quanto da fotografia.

Com um quê de rebeldia e rock n’ roll, unida às suas origens e de sua família na lida diária com as pedras, Ana Ziemer nos encanta por sua diversidade e ousadia. A busca pelo conceitual sem ter a pretensão de ser “intelectualmente estudado”, mas ao mesmo tempo produto de experiências outras, que somadas à sua própria vivência dão o tom do inesperado desse trabalho.

Lúdico, bruxuleante, envolvente esses são alguns adjetivos utilizados para conceituar ou até mesmo dizer o que pensamos logo no primeiro impacto visual. Ao mesmo tempo, em que a pluraIidade dos tipos fotografados nos é apresentado, falo por si só, numa economia de palavras, mas esbanja originalidade. Cada qual com a sua sensualidade e movimento próprio, Chocante sim, mas totalmente necessário aos nossos sentidos.

Inebriar os nossos sentidos em um divertido jogo de mostra e esconde, amarras e solturas, liberdade ou restrição, tudo isso se encontra no trabalho de Ana Ziemer, e pomo-nos a pensar… Quem é Essa Louca de Pedra?

O que pensar de uma louca de pedra? Como se manifesta a fascinação pelas pedras, cores, suas durezas e também, plasticidade? Algo tão nobre e o mesmo tempo tão comum, o que nos cerca, mas também nos constrói e também, deixa de ser… Aposta na natureza combinada à modernidade e ousadia, e chega-se ao resultado da integração homem-natureza.

O ensaio está lançado, cada qual com a sua expressão máxima do que é ser louco de pedra. Inspire-se, fique chocado, mas não deixe de apreciar a loucura de cada expressão. Faça a sua consideração e entre no universo dessa artista, descubra-a e se surpreenda.

becoc25  becoc19 louca

becoc18

yuri louca

becoc17  becoc16     becoc14  becoc13  becoc11  becoc1

becoc10  becoc8  becoc7  becoc5  becoc4  becoc3  becoc2  becoc0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s