Como é feito um maxi anel essencial… passo a passo!

Sempre que tento explicar como são feitas nossas peças, a maior parte das pessoas não entende bem o processo. Tudo é bem mais complexo que imaginam. E bem mais demorado também.

Sempre que eu fotografava o processo, era de forma bem superficial, mas dia desses, o fotógrafo Bruno Cambuí nos convidou para participar de um projeto fotográfico e dessa forma surgiu a ideia de fotografar o passo a passo de uma peça. Marcamos a sessão para uma sexta-feira e o resultado vc acompanha agora.

O anel é da cliente Patrícia, que havia comprado o anel poucos dias antes da sessão e ganhou de presente esse registro. A pedra é uma dolomita branca e o modelo é um Maxi Anel Oval com facetamento briollet.

Renato, meu marido, o homem dos anéis, começando a jornada.

DSC_4851

Aqui, ajustando a máquina para começar a serrar. Essa máquina foi feita por ele, de acordo com as necessidades dele. Um motor, na qual ele adapta a serra, o rebolo …

00

A dolomita branca, um bloco enorme com +- 5 kgs, começa a ser serrada, de forma circular, pois a serra é menor que a pedra.

01

A serra usada é do tipo circular diamantada de 6 polegadas de diâmetro, apropriada para quartzo. A serra é usada para serrar e pré-formar a pedra.

03

02

Depois de serrada o máximo possível, nesse caso, como a pedra era muito grande, ela teve que ser partida com a técnica do facão. Coloca-se o facão em cima do local que foi serrado e bate um martelo com firmeza na trinca.

04

A pedra, partida, ainda será serrada novamente. A pedra que sairá desse bloco é do tamanho desse cabochon de quartzo azul.

05

06

Após serrar a pedra até o tamanho necessário, é riscado com um lápis o modelo, para então começar a dar a forma definitiva.

07

E volta pra serra novamente….

09

Por mais perigoso que pareça pré formar a pedra já pequena, na verdade é mais fácil. O momento mais tenso é serrar a pedra ainda grande, pois manter o alinhamento da pedra na serra é mais difícil.

10

11

Muitos formadores preferem formar a pedra num rebolo, mas meu marido forma na serra, até o máximo possível.

12

Só depois da pedra quase pronta, ele troca a serra pelo rebolo e acaba de formar a pedra. Esse é um rebolo com cinta diamantada.

13

Depois da pedra serrada e formada, ela vai ser encanetada para receber o facetamento. A pedra é colada na caneta de madeira com lacre.

15

Lacre é uma mistura de breu, goma laca e cera de abelha. Ela é colocada entre a caneta e a pedra, moldada e depois colocada na areia para secar na posição correta para que o esquadrejamento da pedra esteja perfeito para o facetamento.

16

Após o lacre endurecer, começa o corte (facetamento/shape) em banca com um disco diamantado. Nesse tipo de corte as facetas são feitas de forma simétrica, uma a uma, formando faixas diagonais de facetas em forma de losango.

17

Após o facetamento, é a vez do polimento. Usando pó próprio para polimento, as facetas são polidas, uma a uma, num disco de metal (normalmente é uma mistura de estanho,magnólia e chumbo).

18

Depois de facetada e polida, coloca-se a caneta no congelador, assim se solta o lacre. A pedra é colocada em uma máquina de ultrasom para limpeza, e depois é hidratada em com um óleo específico, bem quente.

No próximo post, coloco as fotos do passo a passo da base de madeira, pq senão fica um post com muuuuuitas fotos.

Bjs,

Ana Maria

Gostou? Então visite nossa loja virtual!

ir para a loja virtual

 

Fotos: Bruno Cambuí

Anúncios

7 pensamentos sobre “Como é feito um maxi anel essencial… passo a passo!

    • Obrigada, Mara!!! Temos muito a agradecer ao curso da Unit , nosso trabalho evoluiu bastante depois dele! =)
      Bjs,
      Ana Maria

      Curtir

  1. Que LINDO! Se eu já respeitava o trabalho de vocês agora o respeito foi elevado a milésima potência! Quanta trabalheira Mr. Sovi! Deus do céu, eu juro que achava que vocês “só” lapidavam a pedra, o que por si só é um trabalho ENORME! Eu sei que dá trabalho porque fiz um curso de lapidação de gemas no SEBRAE/DF, na época na Torre de TV. Lá tem o curso por causa da proximidade de Cristalina/Go, e, honestamente, entrei e saí do curso sem saber lapidar por pura falta de habilidade da minha parte. Mas aprendi as noções básicas, fiqui até com vergonha de mostrar o quartzo que eu “lapidei” rsrrs no curso. Olha, me dava pena dos vendedores ambulantes de cristais lapidados na feirinha da torre, porque a trabalheira que dá prá lapidar e eles vendiam por um preço digno, mas todo mundo pechincha porque não faz idéia de todo o processo. E é uma arte LINDA a joalheria! Obrigadíssima pela deferência! Sou apaixonada pelas minhas pedras que vieram de Teófilo Otoni, literalmente da mãos de vocês dois! A dolomita branca chega a hipnotizar de tão linda, e o contraste com a madeira é quase sensual de tão belo! Abraço apertado em vocês!

    Curtir

    • Ahhhhhh… obrigada, Patrícia!!! Vc nos incentiva a continuar sempre nos esforçando mais e mais!!!
      Obrigada por ser nossa cliente!
      Bjs para vc e Pedrão!!!
      Ana Maria

      Curtir

  2. Que lindo trabalho. moro em novo horizonte-ba e gosto muito deste mundo de lapidarios eu não pode tomar curso ou sorte de auguem para me ensinar ate o momento. tenho uma coleção de pedras lindas. gostaria muito de estreitar a amizade. meus parabens sejam muito felizes.

    Curtir

    • Oi, Carlos Roberto!
      A Unit pretende criar cursos de lapidação. São cursos gratuitos, uma ótima oportunidade. Assim que abrirem inscrições avisarei aqui no blog. Quem sabe vc não consegue participar? Aqui em Teófilo Otoni o Sest Senat tb oferece cursos dentro do ramo de pedras e joalheria.
      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s