Lapidando histórias

“Lapidando histórias” é um projeto que surgiu logo após a criação do nosso blog AR Essencial.

Na mesma época, Renato (meu marido e criador das peças AR Essencial) e eu fizemos um curso de Joalheria da UNIT e a maior parte dos alunos eram pessoas que trabalhavam no ramo de pedras desde a época do meu pai… Fizemos amigos, as histórias se tornaram diárias e voltei a vivenciar aquele mundo que fez parte da minha infância… lavras, histórias de pedras fantásticas, fantasmas que guardam o olho da pedra, mortes, vidas… e surgiu essa necessidade louca de registrar tudo isso. 

É um absurdo ver tanta história se perdendo, ou sendo contada pelas metades… são tantas pedras daqui, dando fama a outros lugares… tudo muito injusto com esse povo tão lutador, tão apaixonado… Quem é o homem que encontrou diamantes dentro do topázio? Que fim teve a famosa Água Marinha “Cachacinha”? Meu projeto é dar vida a essas histórias, contadas da boca da pessoa, sem atravessadores…

A ideia inicial era a seguinte: Uma história e uma foto, em preto e braco.

O fotógrafo Leonardo Cambuí, (irmão do Bruno, nosso fotógrafo essencial ), abraçou o projeto e nos presenteou com as fotos maravilhosas dessas pessoas. E ai eu não consegui me conter e tudo foi se tornando maior…

Mostrar essas pessoas, essas histórias que fizeram da nossa cidade a Capital Mundial das Pedras Preciosas. É com muito orgulho que apresento a todos a nossa cidade, a nossa história , nosso povo e principalmente, o que move nossa vida: as pedras!!!

Em todo depoimento, a mesma frase: isso tá no sangue…

Eu sei bem o que é isso.

Então, chega de conversa fiada e vamos aos fatos… a estreia será na quita-feira, dia 10 de julho, e com muita honra contarei a história do meu pai, Carl Hugo Ziemer e as Águas Marinhas da Rainha da Inglaterra.

Não percam!

lapidando historias

 

 

 

 

Deixe um comentário

