Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato).
O artesanato é a arte feita a mão. Existem artesanatos de vários tipos feitos em várias técnicas e tipos de materiais.
Em países mais desenvolvidos, o artesanato é muito valorizado, pois existem poucos artesãos. A grande maioria se especializa em algum artesanato específico e consegue viver da sua produção de forma tranquila. Seu preço é estipulado e os clientes pagam pelo custo, sem choro, pois entendem a complexidade que é um trabalho manual e que é um trabalho, como todos os outros.
No Brasil o artesanato ainda não é compreendido como arte, muito menos como trabalho. Normalmente muitas pessoas acreditam que o artesanato é uma “ocupação”, um hobby, ou seja, um trabalho de pouca valorização, só pra passar o tempo. Dessa forma, uma grande maioria realmente associa artesanato a coisa de baixo valor ou com custo simbólico.
Então, vamos a uma pergunta:
Você sabia que joia, aquela de ouro com pedras e diamantes, seja da H.Stern, Bvlgari, que todas pagam uma nota é um artesanato?
Sim, joias são artesanatos feitos por um ourives, que é o tipo de artesão que é especialista em criar joias.
Então porque as pessoas não pensam que a joia é um artesanato?
Por conta do valor cobrado por essa peça que foi feita a mão.
Só quem conhece joia de verdade entende que o valor cobrado em parte é a valor do metal, a outra parte o valor das pedras e outra parte a mão de obra , depois se embute os outros gastos e custos.
O que eu quero dizer com isso?
O que quero dizer é que o artesanato é uma forma que o homem encontrou de expressar sua arte de forma que nenhuma máquina consegue fazer. E isso não é simples. Isso quer dizer que o nosso trabalho é mais detalhado, mais demorado e que não tem cópias. Cada artesão é único, e suas mãos trabalham de forma única, mesmo usando a mesma técnica.
Existem máquinas que fazem joias em série, e são chamadas “fundição”. São joias que possuem o preço mais em conta, feitas em produção de larga escala, mas os modelos são restritos. As joias interessantes, com design exclusivo, só feito a mão mesmo, daquele jeito tradicional, delicado e demorado. A H.Stern do Rio de janeiro mantém uma visitação a suas oficinas, aonde dá pra ver o passo a passo da criação de uma joia.
E o que valoriza um trabalho feito a mão?
O tipo de material usado ( se é caro, ou raro, ou difícil de manejar…)
Por exemplo… um anel de madeira braúna, que é madeira nobre (ou seja, beeem dura!!) custa mais caro que um anel de vinhático (madeira mole), mesmo sendo do mesmo modelo, pois o gasto de material é maior e o tempo de produção é mais longo.
A lapidação de pedras, que também é um tipo de artesanato, usa do mesmo método para colocar o preço em seu trabalho. Quanto maior a dureza de uma pedra, maior o preço do trabalho, e consequentemente, o preço final.
Em certos casos, acontece também o contrário. Certas pedras tem a dureza tão baixa que lapidá-las se torna muito difícil.
Portanto, quem sabe o valor final de uma peça feita a mão é somente quem a fez. Não dá pra colocar o valor em algo que só aquela pessoa sabe o quanto foi difícil fazer.
Afinal, se artesanato fosse algo tão simples, todo mundo faria igual. =)
Para conhecer as peças AR Essencial Joias é só clicar na foto abaixo que você já vai direto pra nossa loja.
Fotos: Bruno Cambuí SP-RJ