Bem informada, bem arrumada!

“O que conta não são os quilates, mas o efeito.” A frase de quem sabia muito bem o que dizia, Chanel sempre foi muito ousada na criação das suas joias.

As pérolas enormes, fakes, se tornaram símbolo da marca e ganharam status de joias.

Hoje em dia os aneis Camélia, icones da marca são feitos em quartzo negro e quartzo branco, duas das pedras mais comuns do mercado. Porém, “O que conta não são os quilates, mas o efeito.” , lembram?

joias ecojoias madeira pedras ar essencialNas pedras, cada efeito é conseguido através de um tipo diferente de trabalho. Tudo depende do tipo de pedra e sua qualidade . Uma pedra que tiver muitas inclusões, por exemplo, pode não aguentar ser facetada, mas podemos conseguir o seu melhor efeito se a deixarmos rolada (lisa).

E dessa forma transformamos o comum ao status de joia. Vamos conhecer esses processos?

Rolada, lisa são as pedras que são roladas numa grande bacia vibratória e ficam com o formato natural, porém lisas e brilhantes. É o modelo mais encontrado pois pode ser feito com quase todo tipo de pedra e é uma forma de aproveitar ao máximo todo o bruto.

colares turmalinas negras ar essencialColar de Turmalinas Negras em formato natural roladas.

Artesanato Mineral são as pequenas esculturas feitas em pedra. Flores, bichos, asas de borboletas, rostos… tudo que for esculpido na pedra é considerado artesanato mineral. Existem pouquíssimos bons artesãos de pedras. Os artesanatos minerais mais bonitos que encontro no Brasil são os de Governador Valadares, mas estão cada vez mais raros. É um trabalho totalmente manual, porém pouco valorizado na região, o que fez com que muitos artistas desistissem e mudassem de profissão. Uma pena.

Anel com artesanato mineral : Tartaruga de Quartzo fumê esculpida a mão. Esse anel representa a determinação e força da natureza. O momento em que a tartaruga volta para o mar… O mar é representado por topázios azuis naturais e ao lado da tartaruga, um ponto de ametista fazendo as vezes de concha. Um anel incrível e único. Essa é a delícia do artesanato mineral, poder criar histórias e personagens em forma de joias.

T04anel green gold favo briollet e anel espelho quartzo amarelo ar essencial joiasFacetamentos são as lapidações com facetas, trabalho que valoriza as pedras de forma mais valiosa. As facetas refletem a luz na pedra. Dessa forma, quanto mais facetas, mais brilho terá uma pedra. Facetas únicas ou grandes, são chamadas de facetamento espelho e sua função é causar efeito de profundidade numa pedra. Na foto acima temos um exemplo de pedra com muitas facetas médias, a lapidação briollet , e a lapidação com poucas facetas, a lapidação espelho.

Importante saber: Quanto mais facetas tem uma lapidação, mais cara ela será.

É importante lembrar se de uma regrinha básica: pedras roladas podem ser usadas juntas. Pedras facetadas devem ser usadas separadas.

Isso porque as facetas são feitas com quinas vivas e o choque entre elas vão causando piques nas facetas, estragando o efeito e o brilho. As pedras lisas podem ser usadas juntas, mas sempre com a preocupação de fazer a combinação com a mesma dureza, senão a pedra mais dura estraga a pedra mais mole.

Com esse tipo de dica você consegue manter um efeito mais bonito por muito mais tempo.

Todos os acessórios deste post são da AR Essencial Joias e são feitos a mão com madeira reaproveitada e pedras naturais.

O look roupas e sapatos são da Afroddite Boutique e o cabelo e make do Salão Afroditte.

Fotos Bruno Cambuí

 

 

ir para a loja virtual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s