A Cidade das Pedras !!

Estamos situados em Teófilo Otoni, Minas Gerais…

Não por acaso, é conhecida como a Cidade das Pedras, pois está localizada na maior bacia gemológica do Brasil e, além da grande variedade e produção local, encontra-se no comércio variedades oriundas de todo o mundo.

Canudos de Água-Marinha em exposição no Encontro Anual de Garimpeiros.

A cidade também é o maior centro de profissionais do setor de  lapidações do Brasil, tanto que grandes marcas, como a H Stern por exemplo, montaram as suas lapidações aqui!

Praça Tiradentes, o coração da cidade !!

Anualmente acontece na Praça Tiradentes o “Encontro Anual de Garimpeiros”. Nessa data, garimpeiros de todo o Brasil se encontram na praça para comercializar as pedras , tanto brutas quanto lapidadas.

Uma das muitas curiosidades sobre a Praça Tiradentes é a antítese da correria dos seus passantes diários e a morosidade de seus habitantes nas copas das árvores e que raramente descem… é que em suas árvores vivem os remanescentes de bichos preguiça que viviam nas matas da região. Atualmente cerca de 20 bichos preguiça dividem com as pedras preciosas, a atenção dos visitantes da praça.

Bicho Preguiça e filhote… fofos moradores da Praça Tiradentes!

Além do comércio intenso de pedras, a cidade conta também com centros de formação de profissionais para o setor, como o curso Técnico em Joalheria ministrado pela U.E.M.G. (Universidade Estadual de Minas Gerais) localizado no C.E.P. (Centro de Ensino Profissionalizante).

 

22 pensamentos sobre “A Cidade das Pedras !!

  1. Eu tenho uma coleção de pedras brutas tanto para lapidação e algumas para colecionadores.
    Gostaria de saber se vocês tem interesse ou possa me indicar algum lugar pois não sei o que fazer.
    Atenciosamente. Obrigado !!!

    Curtir

    • Olá, Geisa, por favor, me mande fotos das pedras, assim posso ver se tenho como compra-las ou indicar para algum comprador.
      Aguardo!
      Obrigada!!

      Curtir

    • Olá Rogério!! A feira desse ano ainda não tem data definida, mas costuma acontecer entre agosto e setembro. Assim que confirmarem a data, estarei informando aqui no blog.
      Venha visitar, vc vai adorar =)
      Mas mesmo fora da época de feiras, sempre tem o comércio de pedras aqui da cidade.
      Abrs!!
      Ana Maria

      Curtir

  2. Achei muito interessante este encontro ao ar livre na praça.
    Além destes encontro, existe algum outro relacionado as pedras que aconteça na praça com mais freqüência?
    Estarei na cidade em maio ou junho, e gostaria muito de encontrar estes vendedores.
    Obrigado!!!

    Curtir

    • Oi, Jefferson! De segunda a sábado vc encontra um movimento na praça Tiradentes, em frente a Sorveteria Central, são pequenos lapidários, garimpeiros e comerciantes de pedras em geral. Ainda no centro, ao lado da Caixa Econômica Federal, existe uma feira permanente. São mini lojas, com uma enorme variedade de mercadoria em pedras. Desde pedras brutas,até pedras facetadas, bichos, artesanatos em geral…
      Quando vc vier,se quiser, meu pai lhe mostra esse “miolo”, o centro do comércio das pedras.
      Abs!

      Curtir

  3. Estou muito curioso para conhecer! Certamente vou visitar!
    Vi que vocês tem uma pagina no facebook. Podemos nos comunicar por lá?
    Muito obrigado!
    Abraço!

    Curtir

  4. Nossa! Nunca imaginei um encontro de garimpeiros. Adorei saber,e claro gostaria muito de conhecer um garimpo,será que mulher pode? Certeza que vou conhecer esta cidade e outras preciosidades da região. Minas Gerais é mesmo muito privilegiada! E a população então,adoro a hospitalidade mineira! Li as respostas,etc….eu vou conhecer lá….ahhh se vou

    Curtir

    • Vem sim, Marcia!!! Esse ano vai ter Feira Internacional de Pedras do dia 11 ao dia 15 de agosto e uma semana antes acontece o Encontro de Garimpeiros na Praça Tiradentes.Será um prazer ter você participando desse evento! =)
      Abs!!
      Ana Maria

      Curtir

  5. Tenho um garimpo de ametistas no Goiás totalmente regularizado sub-solo, meio ambiente, área, arrendo com o proprietário da fazenda e estou pensando em vende-lo, quem se interessar-se entre em contato conosco Att, Daniel Alexandre

    Curtir

Deixe um comentário